Publicado por: lilicasinger | agosto 7, 2009

A Torta de Mil Calorias

Torta de Mil Calorias

Na empresa onde eu trabalho as pessoas normalmente levam/compram bolo no dia do aniversário. Obviamente eu prefiro fazer o meu próprio bolo. O problema é que as pessoas ficam com uma expectativa imensa, já que fiz gastronomia. No ano passado fiz brownie e tive que ouvir comentários do tipo “Pô! Brownie?! Isso qualquer um faz, precisava ser algo mais sofisticado…”. Eu até concordo com isso, mas é muito difícil fazer algo sofisticado pra muita gente e que agrade a todos. Bom nesse ano decidi fazer uma receita que minha mãe descobriu na Cláudia Cozinha numa reportagem sobre receitas com cachaça. (O nome dessa receita na revista era “Torta de Chocolate com Castanha-do-Pará e Cachaça”, mas depois de ler os ingredientes e as quantidades ela virou automaticamente “A Torta de Mil Calorias” – que, sem dúvida nenhuma, vale cada caloria). Comentários a parte, achei que essa torta era ideal pra ocasião – é de chocolate (o sabor preferido da maioria), fácil de fazer, diferente, sofisticada e graaande!

A massa é de bolacha maisena, mas leva também castanha-do-pará moída. A castanha entra também no recheio, só que picada – fazendo contraste com a cremosidade do chocolate. Uma delícia!

Torta de Mil Calorias (ou Torta de Chocolate com Castanha-do-Pará e Cachaça)

Massa

Ingredientes:

  • 2oog de bolacha maisena triturada no liquidificados até virar farinha
  • 100g de castanha-do-pará triturada até virar farinha
  • 100g de manteiga gelada em pedacinhos

Modo de preparo:

misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Coloque em uma forma de 28cm de aro removível e vá apertando até forrar o fundo e as laterais.

Recheio:

Ingredientes:

  • 500g de chocolate meio amargo picado
  • 500g de chocolate ao leite picado
  • 200g de castanha-do-pará picada grosseiramente
  • 500ml de creme de leite fresco (não use o de lata!!!)
  • 2 col (sopa) cachaça

Coloque os chocolates e o creme de leite em uma panela e derreta em banho-maria ou no fogo baixo. Quando derreter, retire do fogo, junte as castanhas e a cachaça, misture e despeje sobre a massa. Leve a geladeira. Antes de servir decore com castanhas picadas.

Responses

  1. linda ,

    adorei seu blog , continue sempre com essas receitas deliciosa e venha cozinhar com a tata

    beijos

  2. Adorei essa torta. Mostrei em casa para meu marido e ele me perguntou: Vamos comprar chocolate? Eu ofereci pudim, mas foi em vão.

    Eu estou meio enferrujada na cozinha, fazia coisas na casa dos meus pais. Até a panela ficou pequena para fazer a cobertura. Também pensei que teria que subir mais nas laterais da forma e depois vi que não precisava tanto.

    Adorei a torta e me fez desenferrujar e curtir os erros e acertos na cozinha. Obrigada pela receita, que apresenta foto, o que é fundamental. Coloquei 800g de chocolate amargo (garoto) e 200g de ao leite e ficou muito bom. Não sei quanto terei da torta quando chegar em casa.

    Parabéns pois você escreve de modo muito fluido, agradável, como se estivesse conversando.
    valeu


Deixe um comentário

Categorias

