Publicado por: lilicasinger | agosto 24, 2009

Gombe com Sukiyaki

Nesse sábado queria jantar num restaurante na liberdade que serve lamen – uma sopa bem quente com carne, macarrão e legumes. É um restaurante simples, ótimo e super diferente. Como estava muito frio à noite, essa era a pedida perfeita. Chegamos no restaurante e tinha uma espera de 40 minutos, e como o salão é pequeno, todo mundo estava esperando NA RUA. Bom, era impossível esperar, porque estávamos congelando e com muita fome. Um pouco desiludidos, decidimos ir no Gombe – um japonês tradicional que fica na mesma rua do Lamen. 

Eu já conhecia o sukiyaki do Gombe, e o Thiago sempre falou que adorava esse prato. A desilusão de não ter conseguido ir no Lamen passou rapidinho – o Gombe é super tradicional, frequentado quase só por japoneses – aliás, é a lígua mais falada no restaurante -e serve pratos muito bem preparados sempre com ingredientes super frescos. Além do sukiyaki de lá ser uma delícia, ele é preparado na mesa e dá até pra aprender como é simples fazê-lo.

Primeiro eles trazem na mesa um fogareiro e uma travessa com todos os ingredientes crus – carne fatiada, tofu, shitake, shimeji, manteiga, alho-poró, cebola, macarrão do tipo bifun (macarrão de arroz), uma folha meio amarga que se chama crisanti (que eu não conhecia) e um tipo de repolho japonês. Eles trazem também 2 potes, um com shoyu dissolvido em água e outro com sakê mirim -ambos já quentes.

Sukiyaki Antes

 

Em seguida, a cozinheira responsável pelo prato trouxe uma panela de ferro já quente e começou a preparação. Colocou um pouco de manteiga e fritou a carne por 2 minutos aproximadamente. Em seguida, juntou a cebola e o alho-poró . Depois o macarrão, que já estava hidratado e os cubinhos de tofu. Durante o cozimento ela foi ajeitando os ingredientes, para que tudo coubesse na panela. E tudo isso com palitinhos!! Em seguida colocou o shimeji e regou a panela com um pouco do sake quente. Depois juntou o shitake sempre achando um espacinho entre os outros ingredientes. Ela regou novamente com o shoyu diluído e deixou cozinhar por alguns minutos. Mais no fim do cozimento ela juntou os repolhos e a verdura, que é bem amarga. Acho q é possível substiruir essa folha por cebolinha picada. Ela deixou por mais alguns minutos e no fim juntou pedacinhos pequenos de manteiga gelada. A preparação toda demorou aproximadamente 15 minutos. Antes de comer, abre-se um ovo cru na tigela, que acaba cozinhado com o caldo quente da preparação. Serve muito bem 2 pessoas e o preço é muito muito justo (ah, a conta vem em japonês!)!

Sukiyaki Depois

 

Consegui filmar quase toda a preparação que está nesse link. Na próxima vez vou me aventurar a fazer o próprio prato – eles permitem que os clientes preparem seu próprio sukiyaki! Recomendo o Gombe pra provar o sukiyaki, mas também os outros pratos da casa, que é famosa pelas robatas!

Gombe

Rua Tomás Gonzaga, 22, Liberdade

Tel: 3209-8499

Anúncios

Responses

  1. Nossa, sukiaki é muito bom, eu comi anteontem na casa da Camila (minha namorada). Eu não sabia dessa folha amarga que colocam junto, mas um substituo poderia ser colocar agrião.

    Além desse ingredientes, vale a pena colocar moyashi (broto de feijão) e acelga.

    Pra quem nunca comeu eu recomendo muito.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    • Emerson, é uma delícia mesmo!
      Acho q o agrião é um ótimo substituto pra essa folha (o gosto é bem parecido mesmo).
      Beijos!

  2. Depois destas fotos. Com certeza irei até lá!

  3. Olá tudo bem?
    A comida de lá é maravilhosa mesmo, sou suspeita em falar pois como lá a mais de 20 anos.
    só uma correção o macarrão que você menciona não é macarrão é chamado de Ito-konhaku a base dele é batata.

    Abraços

  4. Salvo engano, o Gombe, infelizmente, fechou, devido ao falecimento do
    seu proprietário. Mas, não invalidam os comentários sobre o sukiyaki.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: