Publicado por: lilicasinger | setembro 8, 2009

Batata Rosti

Passei o carnaval desse ano em Búzios com o Thiago. No primeiro dia, andamos (sem brincadeira) umas 2 horas atrás do lugar ideal pra almoçar. As vezes o Thiago tem uns desejos que nem ele sabe o que é, e é bem difícil descobrir. Como o dia estava lindo, e o centro de Búzios é super charmoso e atrativo, o passeio foi até bem divertido e agradável. Depois de excluir opções como sanduíche, crepe, massa, PF, quilo, comida alemã, passamos em frente a uma batataria simples e convidativa. Sem hesitação, o Thiago falou: “É aqui!”. Almoçamos lá uma batata rosti maravilhosa no micro salão e fomos muito bem atendidos pela dona, uma argentina. Voltamos mais duas vezes durante a viagem pra comprovar que a comida era mesmo deliciosa e não foi a fome que nos fez gostar tanto do primeiro almoço. Desde então, sempre volta o desejo da batata de Búzios. Resolvi arriscar uma receita, afinal não parecia um prato difícil de ser preparado.

Batata Rosti

O resultado ficou ótimo – uma “torta” linda, com batatas crocantes e coradas por fora e um recheio delicioso e quentinho. Além disso o preparo foi muito fácil, principalmente porque usei uma omeleteira super antiga e muito útil da minha mãe (pra quem não conhece é como se fosse duas frigideiras que se encaixam permitindo virar a omelete  – ou a batata rosti no caso – sem fazer lambança na cozinha). Para acompanhar fiz uma saladinha de folhas com damasco, castanha de caju e molho de mostarda e mel. Um vinhozinho pra acompanhar, e pronto – um jantar fácil, gostoso e completíssimo!

A única chatice dessa receita é que a batata deve ser cozida no dia anterior, senão fica muito aguada e desmancha na hora do preparo – mas vale o esforço! O recheio pode ser feito com qualquer coisa que se tenha na geladeira, mas pode ser sem recheio também.

Batata Rosti com Salada Verde

 

Batata Rosti com Abobrinha, Pimenta Biquinho e Queijo

Ingredientes:

  • 3 batatas médias com casca lavadas
  • 1 col (sopa) manteiga
  • 1 abobrinha cortada em cubinhos
  • 1/2 cebola picada
  • 10 pimentas biquinhos picadas
  • 2 fatias de queijo (pode ser qualquer um, eu usei mussarela)
  • azeite
  • sal

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca em água salgada por 10 minutos aproximadamente (devem estar um pouco duras ainda). Escorra e passe por água corrente para parar o cozimento. Deixe na geladeira de um dia pro outro. Descasque as batatas e rale-as grosso. Reserve. Numa frigideira refogue a cebola no azeite, junte a abobrinha até ficar al dente, junte pimenta biquinho e o sal, retire do fogo e reserve. Derreta a  manteiga na omeleteira (ou num frigideira) e junte metade da batata ralada, deixe fritar um pouco. Quando estiver levemente corada, coloque o recheio por cima e as fatias de queijo. Cubra com o restante da batata e feche a omeleteira. Vire a batata e deixe corar do outro lado. Sirva em uma travessa. Faz uma batata que serve muito bem 2 pessoas.

Anúncios

Responses

  1. Muito legal seu blog Li!
    Mas é muito difícil lê-lo antes de almoçar…. 😉

    Quando vc vai fazer essa batata rosti pra gente???

    bjos

  2. noooooooooooossa deve ter ficado mto bom!!!!

  3. […] Batata Rosti […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: