Publicado por: lilicasinger | setembro 23, 2009

Mr Lam – Rio de Janeiro

Assim que enviei uma notícia pro Thiago falando que o Mr Lam foi considerado o melhor chinês do Brasil, me arrependi. Sabia que ele ficaria louco e que não resistiria passar pelo Rio sem visitar o mega-badalado-imponente restaurante do Eike Batista. Acontece que eu já sabia que o restaurante não era aquele típico chinês que serve comida familiar num ambiente simples (como o nosso tão querido Ton Hoi), era moderno e caro, bem caro! A minha sorte é que o Thiago consegue (as vezes) fazer com que o meu lado gastronômico seja mais forte do que o muquirano – a experiência foi perfeita e valeu cada centavo.

A história do restaurante já é instigante. O nome faz referência ao chef chinês, Sik Chung Lam, que era antes responsável pela cozinha do famoso Mr Chow em NY. Certa vez em NY, o chef ficou intrigado com um cliente (o Eike) que sempre pedia o mesmo prato e resolveu conhecê-lo. Foi nesse dia que começou a parceria e o empresário trouxe o chinês para o Rio, que se apaixonou pela cidade. O chef trouxe a equipe toda de Hong Kong, porque segundo ele, ter pessoas do Brasil na cozinha significaria o mesmo que ter chineses na Seleção Brasileira.

O restaurante é imponente, tem o pé-direto bem alto e é rodeado por janelões. Faz referência a China, mas de forma mais sutil: usa muito vermelho na decoração (e amarelo nos banheiros) e tem duas estátuas enormes de guerreiros da Dinastia Qin. O salão é enorme e muito confortável, tem muitas mesas grandes, sendo que uma delas tem um motor de uma lancha do empresário no centro.

Logo que chegamos fiquei um pouco intimidada, o excesso de atenção dos garçons e a pergunta se gostaríamos de olhar a carta de vinhos OU a de drinks me deixou um pouco desconfortável. (Poxa, o que custa deixar as duas opções? Agora a gente já tem que sair de casa sabendo o que quer beber…) Mas depois o atendimento foi perfeito e muito discreto, até parecia que os garçons tinham sumido.

O restaurante não tem couvert, mas eles servem uma tigelinha com castanhas de caju confeitadas na mesa como aperitivo. Parece bobagem, mas estavam deliciosas, eram doces mas tinham um retro gosto apimentado. Pedimos de entrada o Sui Lon Po, que são pastéis de carne de porco cozidos no vapor (muito parecidos com os tradicionais guiozas).

Sui Lon Po

Experimentamos o Ma Mignon Mr. Lam, que pode ser descrito como o filé mignon fatiado mais macio do mundo acompanhado de um molho delicioso, meio doce, meio salgado, meio picante e com textura de geléia (que faz jus ao “molho para não se esquecer jamais” do cardápio)

Ma Mignon

e o Mr. Batista’s Prawns, camarões empanados com molho agridoce de nove especiarias e levemente picante, que, segundo o Thiago, estavam maravilhosos mas a porção poderia ser mais generosa.

Mr. Batista’s Prawns

O restaurante oferece algumas opções de menu degustação que podem ser uma ótima pedida. Hesitamos em pedir dessa vez, porque tinha medo de vir muita fritura e frutos do mar (que a chata da Alice não come), mas acho que esses pratos são minoria no cardápio. Pedimos o 40 graus de sobremesa que é uma seleção de sorvetes com caldas diversas e estava delicioso.

40 graus

Durante o jantar, um cozinheiro aparece no salão para mostrar como eles preparam os Noodles – é um verdadeiro show! Apenas com as mãos, dobrando uma bola de massa (que já veio pronta da cozinha) ele prepara fios soltinhos e perfeitos que parecem ter sido cortados com faca, parece mágica.

Preparação dos Noodles

Ir ao Mr Lam não é apenas visitar um restaurante e provar comidas saborosas, mas sim um espetáculo do começo ao fim. Vale o passeio, mas prepare o bolso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: