Publicado por: lilicasinger | outubro 5, 2009

Torta de Limão

 Torta de Limão

 Eu costumo almoçar num restaurante simples aqui perto do trabalho que tem comida por quilo e é bem gostoso. Mas o que é irresistível lá são os bolos e tortas. E a torta de limão de lá é simplesmente perfeita. Acho que a grande diferença deles está na quantidade de recheio e na qualidade do suspiro (que é ultra cremoso, quase um marshmellow). O restaurante chama-se Doce Arte, mas que apelidamos carinhosamente como “Chilena”, já que a dona é chilena…

Enfim, fazia tempo que eu queria tentar replicar a torta deliciosa da chilena. Tentei mudar a receita do suspiro tradicional (claras em neve com açúcar) pelo suspiro italiano que bate-se a clara em neve com calda de açúcar. Não cheguei no resultado que queria, mas achei que a torta ficou bem gostosa e leve.  

Torta de Limão

Massa:

Ingredientes:

  • 2 col (sopa) de manteiga gelada em pedacinhos
  • 2 col (sopa) de açúcar
  • 2 col (sopa) de leite
  • 10 col (sopa) de farinha de trigo
  • 1 col (chá) fermento em pó

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Peneiro os ingredientes secos em uma tigela e misture a manteiga com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o leite e misture apenas o suficiente para formar uma massa lisa. Faça uma bola com a massa e coloque na geladeira por 5 ou 10 minutos. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma assadeira (de preferência com fundo removível). Fure a massa com um garfo por toda a superfície (isso faz com que o ar saia de dentro da massa e ela asse sem crescer). Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (a massa deve estar assada, porém clara). Retire do forno e deixa esfriar antes de colocar o recheio.

Recheio:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xic (café) de suco de limão coado

Modo de preparo:

Bata o leite condensado na batedeira e junte aos poucos o suco de limão até engrossar (eu fiz tudo com o mixer, leva uns 10 minutos mais ou menos).

Suspiro:

  • 3 claras em temperatura ambiente
  • 200g açúcar
  • 50ml água

Faça a calda de açúcar: misture o açúcar com a água numa panela e limpe as bordas (não deixe cristais de açúcar na lateral da panela, isso pode fazer com que a sua calda cristalize). Leve ao fogo médio e deixe ferver sem mexer até atingir 114°C ou ponto de bala mole. Assim que levar a calda ao fogo, bata as claras em neve (certifique-se de que a tigela está bem seca e sem resquícios de gordura). Junte a calda em fio enquanto bate as claras e bata até esfriar.

Montagem:

Coloque o recheio sobre a massa e cubra com o suspiro. Leve ao forno para dourar o suspiro (aproximadamente 10 minutos). Retire do forno, decore com raspinhas de limão e deixe na geladeira até servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: