Publicado por: lilicasinger | outubro 14, 2009

Mijadra (ou Arroz com Lentilhas e Cebolas Douradas)

Abri a geladeira no sábado de manhã e vi uma travessa de quibe já preparado. Certamente esse seria o almoço do dia, oba! Adoro quibe, ou melhor, adoro comida árabe. E, de repente, me deu vontade de preparar a minha especialidade pra acompanhar o quibe – mijadra, aquele arroz com lentilhas e cebola bem douradinha que fica maravilhoso. Fazia muito tempo que não preparava esse prato, afinal, ele requer muita paciência… O segredo está na cebola, que precisa ser fatiada bem fino e cozinhar lentamente. Pra servir 4 pessoas, fatiei 4 cebolas grandes e coloquei numa frigideira com um pouco de óleo e azeite já quentes, como se fosse refogar as cebolas (não é preciso colocar muito óleo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da frigideira e evitar que a cebola grude). As fotos abaixo mostram o momento que coloquei as cebolas na frigideira e como ficaram depois de 40 minutos:

Cebolas pré-cozimento

Cebolas depois de 40 minutos

Depois foi só cozinhar a lentilha e o arroz com um pouco da cebola e servir com o resto da cebola por cima. Fica delicioso, a cebola fica doce e um pouco crocante. Era pra ser acompanhamento, mas foi pra mesa como a estrela do almoço.

Mijadra

Mijadra

Ingredientes:

  • 4 cebolas grandes fatiadas fino
  • 1/2 col (sopa) óleo
  • 1/2 col (sopa) azeite
  • 1 xic arroz
  • 1 xic lentilha (deixe de molho por pelo menos 2 horas)
  • sal
  • 2 1/2 xic de água fervente (aproximadamente)

 

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite e óleo em fogo médio por 40 minutos aproximadamente (ou até ficar dourada). Mexa de vez em quando para evitar de queimar as cebolas. Enquanto isso, lave o arroz e escorra e escorra a lentilha que ficou de molho. Quando a cebola estiver pronta, tempere com sal e reserve metade para decorar. Na outra metade, refogue o arroz na frigideira por 2 minutos e junte a lentilha. Passe tudo para uma panela e cubra com a água fervendo. Salgue a água tomando cuidado para não salgar demais. Deixe cozinhar com panela tampada em fogo médio. Se a água secar e o arroz e lentilha ainda não estiverem cozidos, acrescente mais 1/2 xícara de água fervendo. Quando estiver pronto, decore com o resto da cebola e sirva em seguida.

Serve de 4 a 6 pessoas.

Anúncios

Responses

  1. Quando fui comer, no dia seguinte, não tinha mais cebola, que é a melhor parte…. Quando voce vai fazer de novo? (Pode ser só a cebola)

  2. […] Mijadra […]

  3. […] meu grupo de amigas (todas inteligentes, cultas e prendadas) estava falando das delícias da Mijadra. Eu, pra não passar por ignorante, googlei o termo e descobri se tratar de um arroz de lentilhas […]

  4. Realmente essa receita foi a melhor de todas.Fotos super explicativas,simples e objetiva a receita,sem essa de nhe nhe nhem!!.O melhor de tudo,fiz e ficou o máximo.Parabéns.Valeu!

  5. Até que enfim consegui fazer essas cebolas!!! Sua receita é a melhor!!!

  6. Para o meu gosto, a Mijadra precisa ter 1 colher de chá de cominho.

  7. Eu adoro essa cebola coradinha, é uma delícia, eu sempre quis saber como que fazia!!!!

  8. MIJ =ARROZ EM ARAMAICO,ADARAS =LENTILHA EM ARABE,S´ACHEI UM ESTRANHO A CEBOLA FICAR POR 40 MINUTOS NO AZEITE E OLEO DOURANDO,SERA QUE NÃO É MUITO.
    NASSER

    • Não é muito tempo não. Tem que ser em fogo baixo e ter paciência porque senão queima!

  9. como fazer para que elas fiquem crocantes como no restaurante?

  10. O LEGAL É QUE ESSE PRATO VAI MUITO BEM NO RÉVEILLON, PARA VEGETARIANOS, FICA COM GOSTO DE CARNE, SEM MATANÇA DE ANIMAIS, E TRAZENDO SORTE E PROSPERIDADE

  11. ESSA RECEITA É UMA DELICIA JÁ HAVIA FEITO UMA VEZ E GORA VOU TORNAR A FAZER.

  12. Que estranha essa receita pq a lentilha demora muito mais tempo para cozinhar do queo arroz…como vc voloca os dois juntos pra cozinhar? O arroz deve ficar uma papa!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: