Publicado por: lilicasinger | dezembro 21, 2009

Pudim de Doce de Leite

Uma vez, quando eu ainda não sabia cozinhar direito, resolvi fazer pudim de leite para um reunião com amigos na minha casa. Minha mãe não estava, mas decidi me aventurar mesmo assim com ajuda da minha irmã (que também não tinha grandes experiências com as panelas). O preparo foi caótico: não esperei o caramelo esfriar para colocar a massa do pudim, o banho-maria não deu muito certo e o pudim levou 7 horas (sem exagero!!) pra ficar pronto. Acabei fazendo um pavê para servir os amigos, mas deixei o pudim na geladeira com alguma esperança que ele ainda ficasse gostoso. A surpresa foi que o pudim ficou MARAVILHOSO, com gosto de doce de leite (também, depois de cozinhar 7 horas…). Nunca mais repeti a façanha, mas ele nunca saiu da memória. Outro dia estava olhando o blog (lindo, cheio de idéias) da Paula, o The Cookie Shop e achei a receita de Pudim de Doce de Leite . Problema resolvido: poderia reproduzir o pudim que fiz um tempão atrás sem acabar com o gás de casa.

Ficou delicioso, mas o gosto de doce de leite ficou menos marcante do que a outra vez. Mesmo assim, é uma receita pra repetir sempre e agradar quem ama esse doce!

Pudim de Doce de Leite

adaptado do blog The Cookie Shop

Ingredientes:

  • 2 xic açúcar
  • 1/2 xic água
  • 2 latas de doce de leite (800g)
  • 2 latas leite
  • 6 gemas
  • 2 ovos inteiros

Modo de preparo:

Para fazer o caramelo, misture o açúcar e a água na forma para pudim e mexa até dissolver. Com a ajuda de um pincel, limpe as bordas da forma, evitando que fique grânulos de açúcar não dissolvidos. Leve ao fogo alto e não mexa até virar caramelo (demora uns 8-10 min). Retire do fogo e agora sim mexa para cobrir as laterais e o centro da forma. Deixe esfriar um pouco.

Para fazer o pudim, bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque a mistura na forma já caramelada. Cozinhe o pudim em banho-maria: coloque a forma de pudim coberta com papel alumínio dentro de uma panela grande. Coloque água dentro da panela grande até a metade da forma de pudim. Cubra a panela e deixe cozinhar em fogo moderado por aproximadamente 50 min. O pudim estará pronto quando enfiar um palito no centro e ele sair limpo. Deixe esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 6 horas. Desenforme depois de frio (se for necessário, esquente um pouco na boca do fogão apenas para o caramelo derreter). Sirva gelado. Rende 10 pedaços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: