Publicado por: lilicasinger | setembro 14, 2010

Crostata de morango

Achei essa receita no blog Technicolor Kitchen (que tem fotos lindas lindas e ótimas receitas) enquanto procurava por inspirações de sobremesas com morango para presentear uma amiga querida. Modifiquei um pouco a receita, na verdade fiz a mesma massa (que por sinal é maravilhosa) e preparei uma geléia de morango simples (ao invés de colocar gengibre e casca de laranja conforme a receita original. Fiz uma torta maior que deu pra 5 pessoas e 2 pequenas individuais com a receita abaixo.

Crostata de Morango

Ingredientes Massa:

  • 220g de farinha de trigo
  • 100g de manteiga sem sal gelada e picada
  • 60g de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo + 1 gema ligeiramente batidos

Ingredientes Geléia:

  • 2 caixinhas de morangos lavados, sem os cabinhos, cortados ao meio (pode deixar uns pedaços maiores e outros menores
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • suco de 1/2 limão

Modo preparo massa:

No processador de alimentos, processe a farinha, a manteiga, o açúcar de confeiteiro e o sal até obet uma farofa grossa. (Se não quiser ou não tiver processador, misture os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa). Aos poucos acrescente a mistura de ovos até formar uma massa (não use a mistura inteira, o resto da mistura será usada para pincelar a torta pronta). Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, sove algumas vezes e forme uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 1h aproximadamente. (Se sobrar massa, é possível congelar por 3 meses).

Modo preparo geléia:

Coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão em uma panela e leve ao fogo mexendo e amassando o morango eventualmente até formar uma geleia (aproximadamente 15 min). Deixe esfirar completamente.

Montagem:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Abra 2/3 da massa em uma superfície levemente enfarinhada até obter 3mm de espessura. Forre uma assadeira (eu usei um refratário de porcelana) de 20cm de diâmetro e remova os excessos nas laterais. Coloque o recheio sobre a massa. Abra o 1/3 da massa restante com 3mm de espessura e corte tirar para decorar a torta. Pincele a mass aparente com a mistura de ovo que sobrou e polvilhe com açúcar. Asse até dourar e ficar crocante (aproximadamente 40 min).

Anúncios

Responses

  1. Esse deu vontade de comer hein….rs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: