Publicado por: lilicasinger | novembro 12, 2010

Patagônia – Culinária do Fim do Mundo

A Lú, do Lú na China, leu o post sobre minhas férias e me perguntou se eu estava voltando pra China… Não Lú! Fui pra Patagônia onde vi baleias, elefantes marinhos, pinguins, muito gelo, paisagens incríveis e onde comi a típica comida do fim do mundo. Vou falar sobre os lugares que comi organizando por cidades.

  • Puerto Madryn

Depois de um passeio lindo na Península Valdes  para ver baleias e elefantes marinhos, paramos num restaurante chamado Faro Punta Delgada, onde provamos o típico cordeiro patagônico, que estava super macio e saboroso. O menu de almoço incluía 2 empanadas de carne, uns pedaços enormes de cordeiro, salada e sobremesa, isso tudo por uns 130 pesos (aproximadamente R$ 65) e que dava tranquilamente para 2 pessoas.  Visitamos também a Cantina El Nautico – lugar simples e com aqueles cardápios gigantescos – onde comemos uma carne deliciosa. Fomos ao Ambigu por indicação no nosso hotel pra comer empanadas, mas por serem fritas, acabamos pedindo pizza, que estava boa, mas incomparável com o que conhecemos em SP.

Fara Punta Delgada – restaurante na Península Valdes, perto de Puerto Madryn

Cordeiro Patagônico assando – no restaurante Faro Punta Delgada

  • Ushuaia

Em Ushuaia fomos ao restaurante Gustino, que fica no andar de baixo de um hotel bem em frente ao porto. É um restaurante requintado com um bom menu e comida de qualidade. O couvert vem com pãezinhos deliciosos e ótimos azeites aromatizados (tinha um aromatizado com camomila que estava sensacional).  Provamos a truta com legumes que veio numa apresentação impecável e muito gostosa também. De sobremesa fomos de cheesecake de doce de leite, que estava gostoso, mas não tinha um gosto típico de cheese cake.

Couvert no Gustino – azeites aromatizados deliciosos

 

Truta com legumes no Gustino

Cheesecake de Doce de Leite no Gustino

  • El Chaltén

El Chaltén e a cidade das trilhas (trilhas enormes de 6h a 8h por dia). Conhecemos dois lugares que adoramos.O primeiro foi o La Nieve, uma padaria-confeitaria bem simples, mas bem gostosa! Lá provamos as empanadas, uma sopa super aconchegante, torta de legumes e tortas doces. Lá também vende frutas, que nos ajudaram muito nas trilhas.

Empanadas e Tortas no La Nieve

O segundo lugar foi a La Cervecería. Eu diria que lá foi a nossa melhor refeição (obviamente estávamos cansadas da caminhada, mas a comida estava muito boa mesmo). A cervejaria fica numa casinha charmosa, com paredes cobertas de jornais ou notas de dinheiro. Tudo é feito com muito cuidado e toda a comida é preparada lá, desde o pãozinho no couvert até a cerveja. O curioso foi o couvert, que veio com pãezinhos, patê e PIPOCA!! Depois comemos uma empanada de espinafre (enorme) e divina com uma salada. Provamos, também, o brownie com doce de leite de sobremesa, que estava ótimo.

Couvert com PIPOCA!

Empanada de Espinafre e Queijo

Brownie com doce de leite (e sorvete)

  • El Calafate

El Calafate tem bastante opção de restaurantes e a maioria deles serve o famoso cordeiro patagônico. Nós fomos no La Tablita por indicação de duas pessoas da cidade e foi excelente – pedaços dos cordeiros que estão assando logo na entrada do restaurante são servidos a mesa e a carne é ultra macia. Vale também provar o sorvete da sorveteria Acuarela. Demoramos para achar a sorveteria, já que ela fica dentre de uma loja de chocolates artesanais (na avenida principal) chamada Ovejitas de La Patagônia. Não deixe de experimentar o sorvete de Calafate, que é uma frutinha típica de lá.

Cordeiro Patagônico no La Tablita

Sorvetes na Acuarela – prove o de Calafate

Ovejitas de la Patagônia – A sorveteria Acuarela fica dentro dessa loja de chocolates artesanais

Outras duas boas sugestões para El Calafate são La Lechuza – bom para comer uma boa empanada (não tão boa quanto a de El Chaltén) e o Laguna Negra, que é uma loja de chocolates artesanais, mas que vende também chocolate quente, capuccino, tortas gostosas e geléias típicas ou a torta negra, caso queira levar como souvenir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: