Publicado por: lilicasinger | agosto 3, 2012

Istambul – Turquia

Minhas férias esse ano foram para Turquia, Jordânia e Itália. Resolvi separar os posts, para não ficar muito grande. O primeiro post é sobre minhas experiências em Istambul.

A comida na Turquia é sempre muito parecida: carne de cordeiro, coalhada, tomate, pepino. Os pratos típicos são kebab (tanto o que parece nosso churrasquinho grego quanto o que parece nosso kafta), pides e lahmacuns (muito parecidas com nossas esfihas abertas), gözlemes (panquequinhas bem fininhas recheadas), börek (tipo uma massa folhada recheada de queijo), baklava (doce de massa filo recheado de pistache ou nozes), etc…

O que eles tomam muito e que eu não recomendo é o Ayran – um iogurte bem aguado que eles tomam o dia todo, durante refeição, etc…

Hamdi

Um dos restaurantes que mais gostei foi o Hamdi, e fui lá duas vezes. É um restaurante bem tradicional e tem mezzes e kebabs maravilhosos. Lá da pra pedir um “menu degustação” por 70 liras (aproximadamente 80 reais). Não pedi porque vinha muita comida, mas pra quem tiver apetite vale muito a pena. O restaurante fica pertinho do Spice Market em Eminonu.
Além da comida ser deliciosa a vista da mesquita e do porto é linda!

Provei o kebab de pistache e outro com trigo e pimenta. Ambos deliciosos, mas o de pimenta foi o melhor! Se estiver em grupo grande acho que vale a pena reservar. Nas duas vezes que fui não reservei e não tive que esperar por mesa.

20120727-122241.jpg

20120727-202319.jpg
Kebab no Hamdi

20120727-202423.jpg
Doce de Pistache no Hamdi

Endereço:
Kalçin Sokak, 17 – Eminonu

www.hamdi.com.tr

Comida de Rua

Uma das comidas típicas de rua é o pão com peixe que vendem em Eminonu. As barraquinhas são na verdade barquinhos e o lanche vem com peixe e uma saladinha. Quando for fazer o passeio pelo Bósforo não deixe de provar.

20120727-202508.jpg
Pão com peixe em Eminonu

Os doces típicos são deliciosos, mas o melhor deles é a Baklava do Koska. Tem diversas lojas em vários bairros (tem perto do Gran Bazar, tem em Beyoglu, que é o bairro dos barzinhos).

20120727-202955.jpg
Baklavas no Koska

Outro lugar imperdível pra quem gosta de gastronomia é o Spice Market – o mercado de especiarias. É o melhor lugar para comprar temperos típicos, chás (o de maçã é o melhor) e nozes.

20120803-074952.jpg
Bazar de especiarias

Cooking Alaturca

O Cooking Alaturca foi um achado. Na verdade, fiquei triste de ter descoberto o restaurante / escola tão tarde, porque não pude participar das aulas de cozinha turca que eles oferecem. O esquema é assim: a dona da aula de culinária típica no período da manhã e no final da tarde e depois ela abre a casa para almoço e jantar. Fui almoçar lá e aprovei a comia! A sopa de lentilha levemente apimentada estava maravilhosa. Depois do almoço fiquei muito animada em fazer um almoço turco quando voltar para casa. O kebab com babaganuj também estava divido. O babaganuj foi um dos melhores que já comi. O restaurante fica numa rua bem próxima a Aya Sofia e Mesquita azul. Essa rua tem vários restaurantes bonitinhos, chama Akbiyik e achei bem melhor que os restaurantes que ficam na travessa da Divan Yolu. Valeu super a pena! O almoço para dois com entrada, prato principal e sobremesa ficou 56 euros.

20120727-202619.jpg
Sopa de lentilha em Alaturca

20120727-202724.jpg
Kebab com Babaganuj em Alaturca

20120727-202807.jpg
Figo Recheado em Alaturca

Endereço:
Fatih, Akbiyik Cad, 72/A

Cooking Alaturca

Metropolis

O Metropolis também fica na rua Akbiyik. Pedimos lá uma comida bem típica da Capadócia (tem em todos restaurantes da Capadócia) – é o Oriental Pitcher Kebab. É um kebab com molho de tomate, cebolas e cogumelos que é cozido num potinho e o garçom quebra esse potinho na mesa para servir a comida. É tipo um ensopadinho bem saboroso. Eu gostei!

20120728-191532.jpg
Garçom quebrando o potinho

20120728-191642.jpg
Kebab no potinho

Endereço:
Akbiyik Caddesi, 19 – Sultanahmet

www.metropolisrestaurant.net

The House Cafe

Um dos únicos lugares que fui em Beyoglu, que é o bairro dos barzinhos é o The House Cafe. O restaurante é muito charmoso e fica na rua de pedestres que tem bastante loja. Fui lá duas vezes também e gostei muito mais do dia que comi mezzes e pides do que do dia que pedimos pratos. Os pratos são enormes e o serviço é um pouco demorado. Lá eles servem limonadas e sucos diferentes que adorei!

20120728-191839.jpg
Mezzes e mini pides

Endereço:
Istiklal Caddesi Misir, 163 Beyoglu
www.thehousecafe.com

Topaz

O Topaz foi dica do PJ! O restaurante fica em Beyoglu e tem uma vista simplesmente INCRÍVEL! O restaurante também é lindo por dentro. Provamos como entrada o charutinho de folha de uva – muito muito bom- e o polvo (que até eu que não gosto de polvo, gostei!).

Como prato principal, pedi o baby lamb, que derretia na boca, uma delícia! O outro prato foi o risoto de frutos do mar, que veio desconstruído. Na verdade era um risoto de abobrinha que veio “embalado” em filés de peixe e os frutos do mar vieram enfeitando o prato (acho que com a foto da pra ter uma idéia melhor). É um risoto bem diferente do que estamos acostumados, mas muito saboroso e interessante.

É um restaurante mais chiquinho (e mais caro também – os pratos custam por volta de 60 liras), mas valeu muito a pena! Perfeito para um jantar romântico!

20120801-230945.jpg
Vista do Topaz

20120802-210718.jpg
Charutinho de folha de uva

20120802-230434.jpg
Polvo

20120802-230845.jpg
Baby Lamb

20120802-231301.jpg
Risoto de frutos do mar

Endereço:
Inönü Caddesi, 50 – Beyouglu

www.topazistanbul.com

NÃO RECOMENDO:

Dois lugares que fui por indicações que li na internet eu NÃO recomendo. São:
House of Medusa: a comida era gostosinha e o ambiente também. Mas achei muito caro pelo que o restaurante é. Fica em Sultanahmet (Yerebatan, 19).

Tarihi Sultanahmet Köftesici Selim Usta: também em Sultanahmet, fica na Divan Yolu, 12. Köfte é tipo uma almôndega, e como o nome do restaurante já diz, essa é a especialidade da casa. Eu não gostei da comida. Achei tudo muito gorduroso.

Anúncios

Responses

  1. sim maravilhosos os doces turcos! com nozes, mel delicia!!! e as gelatinas? hummy

  2. Que bom que gostou do Topaz 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: